O lugar da cultura

O Instituto Gênesis atua com ferramentas de capacitação. A cultura, por sua vez, passou a ocupar espaço na cadeia produtiva mais recentemente do que se imagina. Segundo Julia Zardo, os estudos sobre os ambientes de negócios no setor deslancharam apenas a partir de 2003.

“Quando comecei, há 16 anos, empreender não era uma opção de carreira, era como dizer para o pai que ia ser músico, coisa em que a família não se amarra. Hoje, empreender é uma opção de carreira. E esse é um caminho que está mais pavimentado”, afirma.

29017598114_ada3ed7390_k.jpg

Julia Zardo / Foto: Roberta Voigt

As mudanças que ocorreram desde então são visíveis também setorialmente. “Na música, por exemplo, o principal problema em 2003 era a pirataria. Hoje, o vinil está de volta. Tudo mudou muito rapidamente, inclusive o sujeito que produz as tecnologias, e essas mudanças fizeram com que o produtor passasse a distribuir ele mesmo. Uma cadeia de valor substituiu o processo linear da cadeia produtiva”, pontua.

Um bom exemplo do lugar que a cultura ocupa atualmente está no mapa estratégico do desenvolvimento do estado, com perspectivas até 2020, feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). No documento, o foco está em turismo, petróleo e gás e economia criativa (música, audiovisual, games, etc).

“O Rio pode ter um diferencial tanto em relação às demais cidades brasileiras como lá fora. Pessoas trabalhando juntas para desenvolver um setor e negócios sustentáveis. Se a gente se apropriar e participar, independentemente do que aconteça com  o estado, a gente pode se tornar viável”, finaliza.

Para inspirar

Genesis.puc-rio.br
Rio Criativo
Associação Nacional de Entidades promotoras de Empreendimentos Inovadore (Anprotec)
Empreendedor Criativo
Firjan: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s