Ética e Justiça: Rio de Encontros em frases e fotos

Plateia e provocadores no Rio de Encontros realizado no Palácio da Justiça / Foto: Thiago Brito

Plateia e provocadores no Rio de Encontros realizado no Palácio da Justiça / Foto: Thiago Brito

Como pensar as relações entre utopia de liberdade e a necessidade da norma ética e da lei no universo virtual? Em edição especial, realizada no último dia 23, o Rio de Encontros foi ao Salão Nobre do Museu da Justiça, no Centro da cidade, para promover o tema “Redes sociais, ética e justiça“.

Como provocadores, nomes que fazem jus ao tema posto em discussão: a juíza Andréa Pachá e o redator João Márcio Dias, especialista em comunicação digital. A mediação ficou por conta do jornalista Mauro Ventura.

Para ver as fotos do encontro, CLIQUE AQUI

Confira, abaixo, algumas das falas mais marcantes do debate:

“A liberdade de expressão é um dos pilares da democracia, mas é um direito absoluto? Como ela se harmoniza com outros direitos, como o direito à privacidade?”
Mauro Ventura

“A liberdade ou excesso de liberdade cria um clima de tudo pode, a festa da uva na internet”
João Márcio Dias

“Todos mostram o que têm de melhor. Mas se todo mundo é maravilhoso e correto e quer o melhor, como o conjunto da obra é tão ruim?”
Andréa Pachá

“Quando pego um processo, tenho de decidir questões objetivas. Na internet, não é só opinião, é julgamento. É assombrosa a rapidez como se julga na rede”
Andréa Pachá

“A criminalização da vida não deu certo no mundo analógico não vai dar certo no mundo digital”
Andréa Pachá

“As empresas são responsáveis pelo que circula em suas páginas e, como as pessoas podem incitar ao crime, é preciso ter moderação. Você tem responsabilidade pelo que é publicado na sua página”
João Márcio Dias

“O pior e mais danoso de tudo que a rede produz não são ilhas de racismo ou afins, mas o medo que assimilamos toda vez que nos sentimos vulneráveis aos olhos de alguém”
Andréa Pachá

“A estética da prisão é muito parecida com a da escola. Os carcereiros seriam os inspetores, e os diretores, os delegados. Obedeça e fique no seu quadrado”
Nyl MC

“Existe hoje uma capacidade maior de exigir resposta e explicação sobre tudo, seja da empresa, do prefeito, do artista. Mas, ao mesmo tempo, falta capacidade de elaboração, as redes são muito inflamáveis”
Anabela Paiva

“O mundo não é do jeito que você pensa. O mundo não é do tamanho da bolha em que a gente vive”
Andréa Pachá

“A minha geração não foi criada para lidar com frustração. Provavelmente, é a primeira geração criada para se sentir importante. Daí você entra no mundo adulto e vê que ninguém é especial”
João Márcio Dias

“Para eu preservar a tolerância como valor, não posso me fazer intolerante”
Andréa Pachá

“Tudo vira fatalidade quando você cria uma sociedade da irresponsabilidade”
Andréa Pachá

“Não há sociedade sem um conjunto de leis. Como pensar um mundo melhor sem abrir mão de impor determinados limites?”
Ilana Strozenberg

“Você precisa causar uma tragédia ‘branca’ para fazer as coisas acontecerem. Ninguém lembra o nome do pedreiro que morreu na ciclovia. Só o do engenheiro”
João Márcio Dias

Anúncios