Narrativas em disputa nas redes sociais

Plateia na segunda edição do Rio de Encontros 2016 / Foto: ESPM

Plateia na segunda edição do Rio de Encontros 2016 / Foto: ESPM

Informação é essencial. E a oferta, atualmente, parece infindável. Dos meios impressos aos digitais, tanto se multiplicaram as fontes como o volume de conteúdo. O que vislumbramos ao fácil alcance do mouse, no entanto, carrega um quê de complexidade. Em sua segunda edição de 2016, o Rio de Encontros mergulhou fundo no questionamento da pertinência do que se lê  na internet, seja no jornalismo ou nas redes sociais, com o tema “Confiabilidade e a legitimidade nas redes virtuais”.

Para iniciar a conversa no auditório da ESPM, no último dia 19 de maio, foram convidados como provocadores a coordenadora do curso de Jornalismo da UFRJ, Cristiane Costa, o midiartivista Rafucko e a jornalista e coordenadora da agência de checagem Lupa, Cristina Tardáguila. Para a tarefa de moderar a conversa que seguiria com a plateia, a também jornalista Anabela Paiva.

Clique para ver as fotos 

Clique para ver as frases mais marcantes

De cada iniciativa veio uma contribuição sobre os impactos que os meios de comunicação provocam em nossas vidas. O encontro resultou em uma aula sobre apuração, checagem, opinião versus informação, erros e acertos da mídia brasileira e sobre onde entra o humor nessa história.

“O que há de novo a partir dos meios digitais especialmente em momento de tamanha turbulência politica?”, indagou Anabela ao assumir o posto de mediadora. “Assim como os encontros, os desencontros também se dão no ambiente virtual”, realçou ela, antes de convidar os provocadores ao debate.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s