Do jornalismo, do humor e da guerra

A socióloga Silvia Ramos, que também é curadora do Rio de encontros, iniciou a segunda rodada do debate. “O fato de o Brasil ter pouca tradição das mídias serem processadas por veicular notícias falsas importa na ausência de relevância que se dá à checagem na reportagem? Fico impressionada como as pessoas bem formadas compartilham coisas tão evidentemente falsas. O que acontece?”, questionou ela, lembrando a péssima cobertura jornalística quando o assunto é violência. “A polícia é sempre a fonte principal, quando não é a ultima fonte”, deixou a constatação.

27163120446_7d21bf9c92_o

O cartunista Claudius Ceccon faz defesa do humor / Foto: ESPM

O cartunista Claudius Ceccon tratou de defender um tema que lhe é caro: “Humor tem de ter como objetivo desmontar, desmistificar, desvelar o que está escondido atrás. Não vai mudar a realidade, mas pode ajudar as pessoas a perceberem o que está por trás da realidade”, afirmou ele, emendando a pergunta em seguida: “A Globo não derruba uma presidente, mas é muito importante o papel que ela desempenha. Eu compro e leio dois ou três jornais por dia porque só acredito no papel. Essa juventude só vê internet. Ninguém abaixo de 40 anos compra jornal. Há uma crise de credibilidade. Estamos na fase da internet e, nessa fase, que papel têm os robôs? Como é que determinadas notícias falsas e tendenciosas conseguem ser disseminadas de forma tão total?

Anabela Paiva retomou a questão da imparcialidade: “Os veículos são feitos por pessoas, com hierarquias e metas, mas há espaço para contradição. PIG é uma perspectiva reducionista. A imprensa faz parte e reproduz preconceitos e práticas que estão na sociedade. De um lado é bom ver a parcialidade dos veículos, faz parte da tradição da imprensa no Brasil. Com advento do modelo americano mais empresarial, há uma clareza maior de posições políticas. Cabe a nós todos ouvir várias fontes e não ficar só entre pessoas que pensam como a gente. A gente precisa de imprensa de qualidade que faça checagens para que a gente possa tomar deicisões estando bem informados.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s