Movimento Enraizados

paulagiolito-9489

Marcão Baixada. Foto Paula Giolito

Na cena cultural desde 1999, o Movimento Enraizados é uma organização de cultura de base que trabalha as questões locais e a mobilização de artistas, com oficinas musicais, rodas, saraus e imersões, com foco na militância cultural e ativismo cidadão. O movimento é direcionado a qualquer pessoa que tenha interesse na cultura Hip Hop e na comunicação comunitária.

Marcão Baixada, 20 anos, rapper, chegou ao Enraizados há quatro anos. “Gravei meu primeiro rap no próprio computador. Na época, tive muita preocupação em saber quem eram as pessoas que faziam Hip Hop na minha região, porque os que vieram antes abriram a cena musical e a tornaram o que ele é hoje: uma cultura de resgate e renovação, que traz influências da Funk Music, do Soul, Jazz, Blues e Dança de Rua e que, nos dois últimos anos, teve a ascensão das rodas culturais e das batalhas de Mc’s”, explicou.

O Movimento Enraizados fica em Morro Agudo, Nova Iguaçu, mas tem representantes em todos os estados brasileiros e em mais de dez países. Recentemente, perdeu o espaço físico e agora ocupa a praça do bairro, recebendo apoio do bar local, onde acontece um sarau todas as terças-feiras. “Agora a galera do Rap está se juntando com os coroas para fazer música, além de encontrar a galera do skate, da roda de rima e quem quer que frequente a praça”, brincou Marcão, descrevendo a reocupação das ruas pelo movimento como forma de se reinventar.

Mais informações sobre a organização AQUI 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s