#Um dia de Alice

10749566_10203862172009747_1908104983_n

Jovens do Rio de Encontros nas gravações de #Um dia de Alice

O que aconteceria no seu dia se você perdesse seu Smartphone e a única saída fosse usar aquele aparelho antigo, cujas funções sejam apenas fazer e receber chamadas e, quem sabe, um torpedo aqui e ali? Esse é o maior problema na vida de Alice, a personagem viciada em internet do curta realizado por jovens da turma Rio de Encontros em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro.

O projeto iniciou em agosto deste ano com objetivo de criar um laboratório de vídeos colaborativos, sob a coordenação do professor Rico Cavalcanti. #Um dia de Alice é resultado de um workshop de aulas sobre cinema, linguagem audiovisual, criações de roteiro, uso de equipamentos e planejamento de produção. Depois de muita conversa os alunos escolheram o tema, organizaram as funções e partiram para a finalização do roteiro e produção.

Veja fotos das gravações AQUI

Leandro Lima, monitor do projeto, conta como essa fase ajudou a descobrir o melhor de cada um: “queríamos falar sobre como a tecnologia influencia na vida das pessoas e a turma concordou que o celular é o que mais contribui para isso, Alice é uma garota que não consegue viver sem ele e vai ter que se virar com um aparelho antigo”, conta. Leandro explica que alguns alunos realizaram mais de uma função, e até o professor e as coordenadoras do Rio de Encontros Ilana Strozenberg e Teresa Guilhon atuaram. “Foi uma oficina de aprendizado e diversão, todos mostraram algum talento”, disse Leandro.

As gravações duraram duas semanas, com equipamentos, equipe de iluminação e áudio cedidos pela ESPM. Jessica Sá, que faz Alice, definiu o projeto como um desafio diferente do que imaginava: “Hoje a linguagem visual não é mais um bicho de sete cabeças, eu tinha alguma noção de vídeo, mas aprendi muito sobre planos e enquadramento”. Jessica reflete acerca da mensagem do filme, “o roteiro parece simples, mas faz pensar em como ficamos reféns do celular e não vemos coisas acontecendo a nossa volta”, afirma.

#Um dia de Alice está na última fase de edição e será lançado no dia 25 de novembro, na Casa do Saber, no evento de encerramento do Rio de Encontros 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s