Para todo mal, a poesia

paulagiolito-25

Beatriz Jaguaribe, Pedro Rivera e Vitor Pordeus. Foto Paula Giolito

Nas ruas, a equipe do psiquiatra e ator Vitor Pordeus, assume a tarefa de promover a restauração do espaço público como espaço de cultura, de identidade e de memória da comunidade, o que ele descreve como forças que traduzem a nossa natureza mais profunda, a nossa ancestralidade.

“Essa é a cura. O espaço público não é para ser ocupado pelos milicianos, nem pela polícia e nem pelo exército. É para ser ocupado pela cura, pela ideia de que estamos aqui nos trabalhando para melhorar nossa saúde, para melhorar nossa existência na Terra, para tornar nossa existência menos cansativa”, ressaltou ele.

A poesia, segundo ele, pode ser emblemática. Tanto que ele aproveitou a oportunidade e a fala para declamar – com emoção –, o poema de Carlos Drummond de Andrade, “Elegia 1938”. “Estamos numa fase histórica, num momento de transição e uma nova era está entrando, a era do presente, da vida”, disse ele, em seguida. Drummond, por sua vez, tem o que pode ser considerado o contraponto do primeiro poema. Está no terno “Mãos Dadas”.

“Essa poesia ajuda a mediar o diálogo. Nós somos capazes de transformar o mundo e transformar a nós mesmos, desde que sejamos capazes de nos apropriarmos das nossas tradições, do saber daqueles que viveram antes de nós. Nós somos uma multidão. Nós somos um espaço coletivo, nunca fomos indivíduos. Nascemos juntos, crescemos juntos, adoecemos e nos curamos juntos. Todos os fenômenos importantes são fenômenos do espaço público, do espaço comum, do diálogo e da cooperação”, finalizou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s