Rio de Encontros em frases e fotos: “O Rio depois da Copa”

14880072906_2e38a1fd45_k

O Rio depois da Copa. Provocadores e plateia / Foto: Paula Giolito

As Olimpíadas serão daqui a dois anos, mas as conversas sobre os rumos da cidade recém-saída de um grande evento esportivo de escala mundial são urgentes. Na abertura da rodada do segundo semestre, o Rio de Encontros reuniu um time de debatedores pronto para o diálogo sobre o que a Copa deixou de legado e quais os desafios para que a empreitada de 2016 seja de fato transformadora.

Com o tema “O Rio depois da Copa”, moderado por Pedro Strozenberg, secretário executivo do Instituto de Estudos da Religião (ISER), o encontro realizado na terça-feira, 12, na Casa do Saber Rio O Globo, contou com a participação do urbanista Augusto Ivan de Freitas Pinheiro, assessor Especial da Presidência da Empresa Olímpica Municipal; Isabel Salgado, ex-jogadora de vôlei, com diversos títulos em quadra e uma das pioneiras do vôlei de praia no Brasil; do medalhista olímpico de judô Flávio Canto, um dos fundadores da organização não governamental Instituto Reação e apresentador de TV; e do jornalista Mário Andrada, diretor de comunicações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Rio 2016.

Para ver as fotos do encontro, CLIQUE AQUI

Confira algumas das falas mais marcantes do debate:

“A Copa aconteceu, a gente já está em outra. E que aprendizado fica para as Olimpíadas? O que é possível e o que é necessário?”
Pedro Strozenberg

“A gente adora o Rio de Janeiro e quer uma cidade mais bacana. Cabe a nós acompanhar o processo, porque depois que a coisa está feita, é difícil reverter”
Isabel Salgado

“Na Copa, a gente viveu um período de como poderíamos ser. Não sei o que acontece, se há algum  relação com comandos, que ajuste é feito, se é que existe, mas a gente passa um período de paz, que parece improvável. E assim que acabou o evento, já houve a morte da Tintim (sócia do restaurante Guimas, na Gávez), e a gente pensou ‘caramba, acabou a Copa do Mundo’, era outra realidade”
Flávio Canto

“Quando veio a notícia de que íamos sediar os Jogos Olímpicos, até quem era contra vibrou. Todo mundo estava na mesma onda. No entanto, faltou a gente participar e fiscalizar”
Isabel Salgado

“O Rio de Janeiro é uma cidade bastante dividida, não tem misturas. E o esporte tem sido um lugar de encontro de todo tipo de gente”
Flávio Canto

“A Copa mudou o humor do país. Mas muita gente achou que passou e não deu tempo fazer muita coisa que a gente queria ter feito. Vem a chance com os Jogos”
Mário Andrada

“O Rio não é uma cidade informal, que não dá conta do seu destino. Nós somos capazes de organizar grandes eventos. O Rio e o Brasil estão bem na foto”
Augusto Ivan de Freitas Pinheiro

“A cordialidade volta a nos animar quando estamos recebendo visitas. Apareceu na Copa e vai aparecer de novo nos Jogos Olímpicos”
Augusto Ivan de Freitas Pinheiro

“Uma coisa que me marcou muito foi o número de mortes de operários nas obras (da Copa). Em Londres, não morreu ninguém”
Isabel Salgado

“Equipamentos e meios de acesso a esses equipamentos, esses são o grande legado”
Augusto Ivan de Freitas Pinheiro

“Os famosos elefantes brancos (equipamentos sem utilização posterior pelos moradores da cidade) não vão existir. No Rio, ou se desmancha ou vai ser aproveitado”
Augusto Ivan de Freitas Pinheiro

“A iniciativa privada não faz nada de graça, e essa regra é clara. Ela financia os Jogos com patrocínio, e se beneficia disso”
Mário Andrada

“O Rio se transporta buscando a orla. Agora, haverá muitas conexões que vão integrar a cidade de forma diferente. O sonho do metrô na Barra caminha para acontecer”
Mário Andrada

“Foram os elementos humanos que resolveram os jogos de Londres. Os voluntários e os atletas fizeram a diferença”
Mário Andrada

“Londres pretendia inspirar uma geração e revitalizar a região do Parque Olímpico. E eles fizeram. Esse é o contrato que precisa ser feito no Brasil”
Mário Andrada

“Como combater uma eventual hashtag ‘#Não vai ter Olimpíada?’”
Anabela Paiva, jornalista associada do O Instituto e da Casa Fluminense

“A solução para ‘#Não vai ter Olimpíada’ é o diálogo”
Mário Andrada

“O modelo de cidade da Barra é anacrônico, os espaços são privados. Qual o lugar do projeto do Porto, no projeto olímpico? O projeto incluiria moradia, qual é o problema agora? Não é falta de demanda de comprador, mas de empresa que construa”
Cláudia Antunes, repórter da revista Piauí

“A preocupação é com legado ou com a imagem da cidade? O legado é para o carioca ou é para o mundo?”
Luis Gustavo, aluno da ESPM

“Eu torço pelo maior número de medalhas, mas também pra que a gente tenha uma outra visão do esporte que ajude a construir ma sociedade mais justa”
Isabel Salgado

“A Alemanha criou uma metodologia do futebol. O planejamento foi tão ferrenho, que até o marketing é forte. É genuíno, mas é planejado. Foi a vitória da civilização sobre o improviso e o imediatismo”
Flávio Canto

“Que impacto as Olimpíadas vão ter na Baixada Fluminense? As obras estão paradas, as vilas olímpicas sucateadas, vai ficar do jeito que está?”
Marcão Baixada, rapper

“Para pensar em legado tem de se pensar numa política mais orgânica, uma política de esporte, como há uma política de cultura”
Graciela Hopstein, Instituto Rio

“Acabou a Copa e, na Tijuca, só se ouve ‘pega ladrão, pega ladrão’. O que aconteceu foi um show. A cidade foi pacificada, e depois voltou ao que era antes”
João Vitor, aluno da ESPM

“Augusto, e o Engenhão, cara? O Brasil é o país do futuro, mas o futuro nunca chegou”
Bernardo Magina Teixeira

“A Olimpíada precisa ganhar uma identidade que seja carioca. Que pareça Londres, por seus bons resultados, mas que tenha alma e a marca do Rio de Janeiro”
Pedro Strozenberg

Anúncios

Uma resposta em “Rio de Encontros em frases e fotos: “O Rio depois da Copa”

  1. Pingback: O Rio depois da Copa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s