Como o Rio vota? Política, representação e redes sociais

Como o Rio vota? Convidados e plateia no Rio de Encontros / Foto: Paula Giolito

Como o Rio vota? Provocadores e plateia no Rio de Encontros / Foto: Paula Giolito

A política afina o espírito humano, educa os povos, desenvolve nos indivíduos atributos como a coragem e a nobreza, defendia Rui Barbosa. Fosse contemporâneo, o escritor, jurista e parlamentar bem que poderia estar entre os convidados do Rio de Encontros realizado no dia 27 de maio. A edição pré-Copa do Mundo no Brasil, que adiantou outro evento que, se não mexe igualmente com os nervos do país, afeta todas as esferas da vida cotidiana do brasileiro: as eleições de outubro.

Para o embate de ideias e opiniões com a plateia, três convidados que não medem  força, mas defendem com loquacidade suas convicções. Durante duas horas e meia, o cientista político José Eisenberg, o antropólogo e diretor do Instituto Mapear, Cláudio Gama, e o jornalista político Alexandre Rodrigues, do jornal O Globo, discorreram sobre como a mobilização da juventude hoje nas ruas vai impactar as urnas, qual será a influência das redes sociais no processo eleitoral, o papel dos partidos no cenário político do Rio e as eventuais mudanças no perfil do eleitor da cidade.

Na apresentação dos convidados para o papel de provocadores, a socióloga Silvia Ramos, representando O Instituto, justificou o tema do dia, “Como o Rio vota, política, representação e redes sociais”:

“O Rio eleitoral era um tema central dez anos atrás, mas foi se deteriorando. Hoje, há uma rejeição à política tradicional. Cada vez mais as pessoas estão desencantadas com a política. Como enfrentar esse dilema? A ideia, portanto, é discutir não somente em quem o Rio vota, mas como vota, nesse momento específico e único no Brasil”, esclareceu ela, já passando o microfone adiante para os convidados da vez.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s