Uma cidade de cidades misturadas

convite_2013_setB

Hoje, existe uma consciência maior de que os problemas do Rio não se resumem ao município e suas favelas, mas incluem a forma como a cidade se relaciona com suas áreas mais distantes (por exemplo, Santa Cruz), ou mais abandonadas (por exemplo, Zona Norte) e também com os municípios da região metropolitana, como a Baixada ou São Gonçalo. O que é preciso levar em conta para criarmos uma agenda do Rio metropolitano? Isto é, quais são as principais questões e prioridades a serem consideradas?

No passado, imaginava-se que as cidades tinham que se expandir e ocupar as grandes áreas não habitadas, desafogando as áreas mais desenvolvidas. Mas muitas cidades no mundo passaram a criar projetos de ocupação combinada (moradia e trabalho), recuperando os antigos centros ou regiões portuárias que estavam degradados. Como podemos pensar hoje a questão dos investimentos no Centro e Porto Maravilha X investimentos na Zona Oeste. Que cara o Rio vai ter daqui a 20 ou 30 anos?

Estudos recentes do IPP sobre o Rio mostraram que as desigualdades são uma característica carioca, tanto quando pensamos no binômio favela e não-favela, mas também quando comparamos áreas diferentes dentro da cidade. Indicadores importantes sobre diferenças entre os jovens apareceram igualmente com força. Pensando nessas desigualdades, que aspectos são os mais problemáticos e que futuro devemos esperar para a cidade?

Estes serão os motes da nossa conversa no próximo dia 10 de setembro de 2013, na Casa do Saber Rio O Globo.

Confirme sua presença pelo email riodeencontros@gmail.com. As vagas são limitadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s