Today the jiripoca will pew-pew

Os jovens nas ruas:  “Esse movimento foi por autonomia, por voz, por fala” Foto: Marco Sobral

Os jovens nas ruas: “Esse movimento foi por autonomia, por voz, por fala” Foto: Marco Sobral

E hoje? Maria Alice Rezende de Carvalho adiantou a pergunta. Tirado dos cartazes das manifestações que tomaram conta da cidade e do país nas últimas semanas, o título ‘Today the jiripoca will pew-pew”, segundo ela, é mais que sugestivo em essência: abrange o máximo de local e o máximo de global.

“De um modo geral, os temas da sociologia não respondem muito bem aos problemas que estamos vivendo”, disse ela, em clara referência às manifestações que levaram, principalmente, jovens para as ruas. “Esse movimento foi por autonomia, por voz, por fala, mas não foi isolado no Rio de Janeiro”, analisou.

Os protestos, por sua vez, têm conexão com outros movimentos. “O maior legado do Século XX foi presença do movimento feminista e de suas conquistas. Foi uma revolução surda que alterou a maneira como o mundo se estrutura, uma conquista libertadora”, afirmou.

O movimento dos jovens tem tudo a ver com isso, segundo ela. Trata-se de um outro ator e não está localizado geograficamente em um único ponto, não se restringe ao Rio.

“Ampliar república significa incorporar novas demandas e direitos. A democracia é um processo, sempre haverá os direitos dos que ainda virão. Cidade e juventude é um binômio novo, interessante e normal. Nós nos amotinamos por problemas que são específicos, mas a democracia e a cidade como bem público são uma luta global”, disse ela, ao lembrar de movimentos em outras cidades pelo mundo.

No Rio, como em Paris ou Londres, a conversa está apenas começando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s