Do Rio para o Rio

A jornalista Anabela Paiva, mediadora do Rio de Encontros sobre iniciativas para o Rio de Janeiro. Foto: Ariel Subirá

Iniciativas não faltam. Tampouco gente disposta a pensar soluções, fazer mapeamentos, traçar estratégias, produzir informações, arregaçar mangas. Nos últimos anos, os projetos em prol do Rio de Janeiro vêm se multiplicando. Seja pela educação, pela saúde, pelo uso do espaço público, por mais praças, pela cidadania em sua acepção plena. O Rio de Encontros do dia 23 de outubro reuniu quatro instituições e uma plateia igualmente engajada numa luta mais que razoável: tornar o Rio um lugar melhor. Para todos e em todos os sentidos.

Com o tema Do Rio para o Rio, iniciativas em debate, o Rio de Encontros contou, entre os provocadores, com Thereza Lobo, socióloga e coordenadora executiva do Rio Como Vamos; Miguel Lago, diretor do Meu Rio; Cindy Lessa, presidente do conselho do Instituto Rio; e Luciana Phebo, coordenadora do escritório do Unicef no Rio de Janeiro. Na plateia, representantes de outras organizações, como Instituto Desiderata, Fundo Social Elas, Brazil Foundation e Agência de Notícias das Favelas, entre outros movimentos sociais e organizações não governamentais.

“Essa nossa conversa é uma tentativa de constituir uma rede entre esses projetos. Podemos aproveitar essa palavra tão na moda e fazer uma rede de redes pelo Rio de Janeiro”, disse Ilana Strozenberg, diretora acadêmica d’O Instituto, sobre as pretensões do Rio de Encontros. A sociedade civil vem demonstrando força e vontade e não é de hoje.

Os sinais mais visíveis de articulação e qualificação surgiram nos anos 1980, ressaltou Anabela Paiva, coordenadora de comunicação do Instituto Pereira Passos – IPP, que assumiu o papel de mediadora do debate. “O que se discute agora é como qualificar mais, como estabelecer padrões de transparência, para que esse trabalho seja reconhecido como uma contribuição de fato para a sociedade”, disse ela, ao apresentar e passar a vez aos convidados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s