Território livre

Beá Meira, coordenadora pedagógica da Universidade das Quebradas, projeto de extensão da UFRJ. Foto: Ariel Subirá

A universidade tem de ser território livre e o jovem deve ser reconhecido como produtor de conhecimento por excelência. Para Beá Meira, coordenadora pedagógica da Universidade das Quebradas, projeto de extensão da UFRJ, essas são questões a serem postas na mesa.

“Os artistas da periferia tinham um talento que não estava sendo discutido dentro da universidade, essa foi a força motriz do projeto. A ideia central é trazer a cultura da periferia, a cultura livre para dentro da universidade. A própria universidade tem um estranhamento dessa ação e os próprios artistas e pensadores ficam ressabiados naquele ambiente. Esse é um desafio”, Beá pontuou.

Se promover o diálogo é difícil, garantir a presença desses jovens é outro embate. “O programa precisa ser variado. Uma vez por mês, eles se organizam por temas para discutir a cultura da periferia. São poetas, rappers, cantores. A gente tenta promover uma reflexão crítica sobre a cultura que eles produzem”, Beá contou sobre a experiência e o que ela considera inovação.

A reflexão traz ganhos, ela aposta. E o projeto, na gênese voltado para uma clientela específica, ganha outros candidatos. “A cada ano há uma gama de pessoas completamente diferentes que disputam as vagas.” Gente que mora longe da favela mas ainda assim quer fazer parte. “Para nós interessa muito misturar as pessoas, certamente o debate vai ser mais rico”, disse Beá.

O objetivo do projeto é dar acesso a quem não teve oportunidade de frequentar a universidade. “Nós temos de aprender que temos de abrir um espaço para eles, são eles que estão comunicando, fazendo texto, poesia, música, seja o que for. Isso é, sem dúvida, produção de conhecimento.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s