A favela no mapa

Tiago Borba, diretor de Projetos Especiais do IPP (Instituto Pereira Passos/Prefeitura do Rio de Janeiro) e coordenador do Programa UPP Social. Foto: Ariel Subirá

“Eles circulam por lugares íngremes, de computador e mochila nas costas. São jovens, majoritariamente.” Tiago Borba, diretor de projetos especiais do IPP, abriu a conversa já contextualizando quem são as pessoas que percorrem os territórios pacificados e estão em campo, pelo programa UPP Social, desde julho de 2011.

As favelas existem e precisam constar nos mapas da cidade. A primeira tarefa que os jovens moradores das favelas ocupadas pelas UPP’s receberam foi checar e identificar as ruas, becos e vielas de seus territórios. “Os mapas da cidade, até a década de 1980, não identificam as favelas. Queremos colocar a favela no mapa da cidade. A base oficial dos logradouros da favela está sendo oficializada pela construção dos seus moradores”, explicou Tiago.

A contratação de gente da própria favela, segundo o diretor, tem uma repercussão mais ampla: “Para a UPP Social, isso significa trazer esses moradores para a gestão pública. A ideia é que eles aprendam, mas nós também. Esse mapa será reconhecido oficialmente pela prefeitura e isso é uma pequena revolução. A gente tem uma formação voltada para eles.” O que ele chama de tarefa mãe vai acontecer até maio de 2013 e a previsão é que inclusive as favelas maiores já terão, até aí, seus mapas todos checados.

O reconhecimento do território na cartografia oficial da cidade é importante, mas a nais valia está na interação que o projeto possibilita (A UPP Social está nas favelas desde 2010). “Reconhecer no outro coisas de você, essa alteridade de olhar para o outro e pensar no que isso significa, isso é o mais enriquecedor que essa troca possibilita.”

O que o morador fala faz sentido. O que o jovem fala faz sentido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s