A comunidade é nossa

Marcus Vinícius Faustini, coordenador do projeto Agência de Redes para a Juventude – Rio de Encontros, novembro de 2011

Uma edição extra para um projeto que propõe ações concretas. O Rio de Encontros abriu as portas e formou plateia para que os jovens da Agência de Redes para a Juventude apresentassem planos e propostas para seis comunidades com UPP no Rio de Janeiro. Foram 900 inscritos no início do ano, 300 escolhidos. Depois de muitas provas, seis foram selecionados. Cada um vai receber R$ 10 mil. É o começo.

O coordenador da meninada, Marcus Vinícius Faustini, falou das motivações, discorreu sobre a metodologia, e chamou, um a um, os grupos que se formaram desde abril de 2011. Providência, Borel, Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, Cidade de Deus, Batan e Babilônia/Chapéu Mangueira, pelo visto, ainda vão ouvir muito falar dessa turma. Que ninguém duvide.

Nos últimos 20 anos, Faustini se dedicou a pensar a cultura no Rio de Janeiro, sobre o que é viver e existir na cidade e em como ela pode ser mais democrática, um lugar de encontro e não de medo. A conclusão foi de que o discurso é insuficiente. É preciso criar ações concretas para que os espaços de encontro existam. “A Agência é uma síntese, uma experiência de tentar, a partir da estética, criar um espaço-tempo que gere oportunidades para o jovem, um forma de garantir que ele tenha sua expressividade reconhecida na cidade”, disse o coordenador, logo na abertura do Rio de Encontros.

A Agência segue o princípio da radicalização da democracia como possibilidade de qualquer um poder fazer a diferença. “A arte tem uma enorme contribuição nesse processo. Esse é um projeto de arte. É sobretudo um projeto de experimentação estética. Favela não é só tiroteio”, ressaltou Faustini. Cheio de entusiasmo.

Uma resposta em “A comunidade é nossa

  1. regina vou deixar um pedido, sou sua fã e assisto o esquenta todas as semanas. regina acho vocé a mulher importante de nosso país. podia ter varias regina casé que o brasil ia ser melhor. regina gostaria de ao seu programa moro em São Paulo e não sei como fazer. regina tenho 59, anos e não sei muito mexer no computador mas fis questaõ de aprender para me comunicar com vocé. regina sou muito fã de pagode e meu maior sonho é está em roda de samba junto com Arlindo cruz e Zeca Pagodinho sei que é impossível mas não custa sonhar. regina fui ao shwo do zeca, e fui levar entregar um presente a ele, fiquei tão emocionada que na volta não sabia mas onde estava minha mesa. regina gostaria de participar do seu programa me ajude a realizar este sonho, é omaior da minha vida. obrigada. regina é só alegria e respeito as pessoas é tudo de bom.bjs!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

