Da intenção à prática

No que a experiência da organização Redes de Desenvolvimento da Maré pode contribuir? A pergunta foi da própria Eliana Sousa e Silva, diante da plateia no Rio de Encontros sobre políticas públicas para a educação no município do Rio de Janeiro.

Eliana Sousa e Silva, no Rio de Encontros sobre Políticas Públicas para a Educação no Município do Rio de Janeiro. Foto: Ingrid Cristina Pereira/Observatório das Favelas

O caso da Maré é muito específico, esclareceu ela logo de início. “A educação é um direito básico e, para que ele aconteça plenamente, sempre tivemos de fazer uma mobilização. Na Maré, o trabalho que a gente faz, diferente do governo, é justamente mobilizar para conquistar esse direito. A gente sabe que há uma distância muito grande entre a intenção e uma política maior”, ressaltou Eliana, após ouvir a secretária de educação do município Cláudia Costin.

O caso não é apenas específico como traduz uma mobilização histórica dos moradores da região. Até a década de 1980, a Maré tinha seis favelas. O número pulou para 16, na década seguinte. Uma população, em 2000, de 132 mil pessoas. O que fazer com tanta gente? Alguém precisava responder com ação. As primeiras lutas, das quais Eliana não somente participou como guardou bem, foram pelo acesso à escola. O salto foi de quatro para as atuais 16 escolas que existem no complexo da Maré.

“A ideia que sempre tivemos é que todas as crianças têm de ter acesso à escola. Qualquer trabalho da sociedade civil tem de ter a perspectiva de que o estado tem o dever de garantir educação para todos. O nosso trabalho tem de exercer um controle, mas mais do que se contrapor ao estado, a gente tem de trabalhar para que as políticas aconteçam. A sociedade como um todo tem um papel central nesse processo”, ponderou Eliana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s