Os estranhamentos de um policial

Apresentador de TV e policial, Beto é contra a legalização, por enquanto. (Foto: Kita Pedroza)

Beto Chaves é um sopro de sensibilidade na polícia carioca. Talvez por isso, ele amplia sua atuação para além do uniforme e se dedica ao diálogo tanto no programa de TV Papo de Polícia (Multishow), em que dialoga com egressos do sistema prisional, e no projeto Papo de Responsa, que vai a escolas para debater questões de segurança.

Há oito anos servindo como policial civil, Beto já enterrou três colegas que entraram com ele na corporação. Viveu muita coisa em operações e favelas e diz que vê os companheiros demonstrarem orgulho ou indiferença quando matam alguém, “porque na polícia a filosofia é de dever cumprido e de bravura”. Ele, por outro lado, nunca deixa de sentir estranhamento. “Estranho reunimos milhares de pessoas para ver o Ronaldinho chegar e não para manifestar por saúde. Estranho um policial trabalhar de uma forma da Zona Sul e de forma diferente da Baixada”, exemplificou. “Não consigo ver quem são os vencedores: a polícia não é, a sociedade não é, nem esses meninos empunhando armas. Mas há quem esteja ganhando, e é preciso que a gente questione quem é”.

Ele estranha também o nível do debate sobre as drogas. “Discutimos de forma incipiente sobre isso. É muito na base do gosto/não gosto. Mas há muitas questões complexas em jogo. Por exemplo, a ambiental. A Colômbia tem 68 mil hectares de plantação só de folha de coca”, afirmou, deixando claro que é contra a legalização, por enquanto, sobretudo porque acha que isso poderia gerar uma falta de controle ainda maior da situação (veremos no post “A conversa esquentou” como essa questão foi rebatida pelos outros participantes).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s