Números estarrecedores

Julita Lemgruber mostrou dados sobre sistema prisional. (Foto: Kita Pedroza)

A apresentação de Julita Lemgruber foi repleta de dados estarrecedores. Alguns deles: a população prisional triplicou em 15 anos. A que responde por tráfico de drogas triplicou em cinco anos. De cada 10 mulheres presas no Brasil neste mesmo tempo, sete foram por tráfico. Entre os condenados por este crime, a maioria é réu primário e apenas 14% estavam com arma. Incisiva como sempre, Julita deu logo sua opinião: “Ou descriminalizamos o uso ou vamos continuar tendo essa explosão de pessoas presas”.

Para completar, o artigo 28 da lei do tráfico é vago, em sua opinião. “Quem acaba como traficante, e não como usuário, é o menino negro e pobre que não tem recurso para pagar advogado”.

Julita lamentou as campanhas antidrogas. “Não entendo como nosso país, que fez uma campanha brilhante de prevenção a AIDS, faça publicidade tão hipócrita contra substâncias tóxicas”. Ela citou ainda os EUA, segundo ela “o melhor mau exemplo que podemos ter”. “A guerra contra drogas lá tem 40 anos. Gastam 40 bilhões de dólares por ano com isso. O país tem 5% da população mundial e 25% da população carcerária do mundo, mais da metade condenada por tráfico de drogas. O percentual de pessoas que consome drogas no EUA continua o mesmo. Não vamos nos iludir, não é com postura repressiva que vamos resolver nosso problema”.

Veja um pequeno trecho da fala de Julita:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s