Viva Favela 10 anos: mais colaborativo

Mayra Jucá fala dos 10 anos de Viva Favela (Foto: Kita Pedroza)

O Viva Favela está comemorando 10 anos. E para este marco, reformulou sua estrutura, deixando de ser apenas uma revista virtual com participantes fixos para virar um portal colaborativo. Assim, deixou também de focar apenas nas favelas cariocas para receber colaborações de pessoas do Brasil todo. Seja como for, ele continua com os elementos essenciais intactos: o desejo de mostrar o olhar de quem vive nas comunidades e o estímulo ao diálogo entre comunicadores populares e a grande mídia.

A equipe do Viva Favela participa do debate falando e filmando. (Foto: Kita Pedroza)

Pois foi assim mesmo que tudo começou: um seminário do Viva Rio reuniu dirigentes de grandes empresas de comunicação, como O Globo e O Dia, e lideranças comunitárias. Choveram reclamações destas últimas, alertando para a maneira equivocada como as populações de favelas eram tratadas nas reportagens. Assim, a entidade resolveu criar um site que juntasse correspondentes locais e jornalistas profissionais. Hoje são cerca de 1400 correspondentes em diversos estados brasileiros, dando sua visão (em imagem, texto e vídeo) dos fatos.

Mayra falou ainda da rede que já existe entre o portal e outras iniciativas ali presentes: “Muitos de nós já nos conhecemos, muitos já têm trabalhos em comum. O grupo de fotógrafos do Viva Favela fez curso no Observatório, o Vitor do Núcleo Piratininga foi editor convidado da revista, o Portal da Cidade de Deus usa o Viva Favela pra chamar atenção de seus eventos e posts”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s