A mídia popular aos olhos da Unesco

Guilherme Canela, da Unesco, foi um dos iniciadores do debate. (Foto: Kita Pedroza)

Guilherme Canela falou da perspectiva de uma entidade internacional, a Unesco, e lembrou a importância de questões nacionais para a otimização da comunicação local: os impasses sobre sigilo de documentos governamentais, do marco civil da internet e da política de banda larga.

Ele lembrou de um aspecto que deveria ser óbvio, mas é difícil de se consolidar no Brasil: a comunicação é elemento central da democracia, e todos devem poder fazer uso dela, não só os proprietários de grandes empresas de mídia. Citou ainda uma pesquisa da ONU com indicadores que mostram que só teremos um país desenvolvido se tivermos complementariedade entre sistema privado, estatal e público na comunicação. “Temos necessidades concretas de remodelação do cenário atual para que as coisas avancem. A legislação de rádio comunitária é muito restrita”, exemplificou ele, fazendo com que Fiell, da rádio comunitária fechada recentemente no morro Santa Marta, acenasse com a cabeça da primeira fila da plateia.

Para além disso, há aspectos simbólicos que valorizam a mídia comunitária: só ela consegue ser janela e espelho do mundo. “A mídia tradicional só consegue ser janela”. Além disso, são os agentes da primeira que fazem diferença na hora da implantação de uma política pública.

Mas nem sempre é fácil. A Unesco tem informes que mostram a situação vulnerável de comunicadores comunitários do mundo inteiro – há um significativo número de mortos ou ameaçados na recente revolta no mundo árabe, por exemplo. A situação no Brasil não é menos arriscada, como mostraram os relatos de alguns participantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s