Modelo mental

Sergio Abranches questionou as opções de investimento no Rio (Foto: Kita Pedroza)

Há uma questão de “modelo mental” que gera uma briga danada em meio aos ambientalistas, segundo Sergio Abranches. Uma vertente acha que a divulgação dos perigos gera um medo que paralisa as pessoas. A outra sustenta que é preciso falar dos problemas para a sociedade reagir. “As pessoas não querem cenário, querem projeção linear, como se isso fosse possível”, observou ele.

O analista político lembrou que, de 2005 para cá, não houve um ano em que o mundo não tenha sofrido com algum grande desastre natural ou climático. 2011 não está nem na metade e já houve diversas tragédias, como a da região serrana fluminense. “O capitalismo não está dando conta das crises que se propagam. Os riscos ambientais estão produzindo consequências mais claras”, alertou ele, para em seguida focar nos problemas do país. “Aqui no Brasil todo nosso pensamento é centralizado, todas as decisões dependem de Brasilia. Isso não funciona. A democracia pós-militar nunca foi suficientemente funcional. Posso resolver vários problemas de várias cidades usando energia eólica, usando lixo… Estamos fazendo isso? Não. Estamos discutindo como se estivéssemos na década de 50. Está pensando seu futuro olhando no retrovisor.”

Abranches foi além, refletindo sobre um modo complacente de pensar do brasileiro. “(O cientista brasileiro) Miguel Nicolelis quer fazer um MIT no Brasil e o governador nem quer ouvir. Temos bons cientistas de nanotecnologia, mas nos falta vontade para competir na ponta. Queremos ser bons no que os outros já foram”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s