A humanidade é um alcoólatra consciente

Paulo Gusmão, Sergio Abranches e Sergio Besserman começam a conversa (Foto: Kita Pedroza)

“A humanidade, em relação ao meio ambiente, é como aquele sujeito que tem problema grave com álcool e, por enquanto, só assumiu que o problema existe. Já aceita discutir isso, mas ainda não tomou uma atitude para mudar.” Este foi uma das muitas imagens utilizadas pelo economista Sergio Besserman na última edição do Rio de Encontros, na manhã de 17 de maio. A mesa, composta também pelo analista político Sergio Abranches e pelo geógrafo Paulo Gusmão, chamava-se Mudanças climáticas e o futuro da cidade, mas foi além: tratou da vasta lista de problemas ecológicos e, apesar de centrar a atenção no Rio de Janeiro, abarcou um cenário preocupante para todo o mundo.

Besserman fala de meio ambiente com a propriedade de quem preside a Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro, participa da ONG World Wide Found for Nature (WWF) e, por sua experiência na área, foi convidado pelo prefeito Eduardo Paes para presidir o Grupo de Trabalho da cidade para o Rio + 20. Seu discurso estava bem afinado com o de Paulo Gusmão, professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com experiência na área das Políticas Públicas orientadas para o planejamento ambiental. Completando o trio, Sergio Abranches deu suas impressões sobre o tema, como faz como comentarista da rádio CBN, como titular do blog Ecopolítica e como colaborador do The Great Energy Challenge, blog sobre energia da National Geographic.

Nos próximos posts, veremos como os três especialistas se colocaram em relação às ameaças ao meio ambiente e às medidas necessárias para que o alcoólatra, no paralelo de Besserman, saia da inércia e tente buscar soluções para seu problema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s