“A natureza não está ligando para nós”

Sergio Besserman: bom humor e informação (Foto: Kita Pedroza)

A natureza opera num tempo, a humanidade em outro. São radicalmente diferentes. Por isso, seria muita pretensão achar que os seres humanos podem destrui-la ou conservá-la. “Ela não está ligando para nós”, resumiu Besserman no começo de sua fala.

Isto posto, é importante tentar entender o alcance da ação humana, para o bem e para o mal, nos rumos do planeta e, sobretudo, no bem-estar da população. O economista acredita que, ao longo dos próximos anos, a questão ambiental vai transformar significativamente a discussão sobre transporte, energia e saneamento. Ou seja, as principais questões envolvidas na gestão de uma cidade.

Besserman citou ainda um marco estabelecido na Conferência de Copenhagen, em dezembro de 2009. Lá, devidamente embasado por pesquisas científicas e pelos órgãos de segurança nacional, houve um acordo sobre o limite do perigo das mudanças climáticas, coisa que não existia de modo concreto nos encontros anteriores. “Não é nada apocalíptico, mas se aquecermos o século XXI em dois graus Celsius, teremos impactos civilizatórios desconhecidos”, observou ele.

A perspectiva é das piores. São mínimas as chances de se estabelecer neste patamar, e a previsão do MIT é de 3 a 7 graus de aumento de temperatura. “Infelizmente, já era. Não temos nenhuma chance de aquecer menos que isso. Espantoso o ritmo lentíssimo das transformações tecnológicas nesse sentido. Vivemos em economia de mercado, e passar o custo do aquecimento do planeta para os produtos ainda não é algo comum.”

O cenário é péssimo, mas, piadista de mão cheia, Besserman fez todo mundo rir com mais uma anedota. “Se as coisas não mudarem seremos como o português que vê a casca de banana lá na frente e pensa: ‘ai Jesus, lá vou eu escorregar mais uma vez’”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s