Juventude nas UPPs: rede e agência

José Marcelo Zacchi, da UPP Social (Foto: Clayton Leite)

Rede foi a palavra escolhida pelo coordenador do projeto UPP Social, José Marcelo Zacchi, para abrir os trabalhos da retomada do Rio de Encontros, na manhã de sexta-feira, dia 15 de abril de 2011. Uma palavra coerente com os objetivos do braço humanitário das Unidades de Polícia Pacificadora. Segundo ele: “A UPP social não é um projeto vertical que o Estado está fabricando. O Estado é o mediador para a ação dos agentes”.

Zacchi estava presente para fazer uma ligação simbólica entre a UPP Social e o projeto Agência Redes para a Juventude, que seria apresentado a seguir por Marcus Vinicius Faustini. Ou melhor, por Faustini e quatro dos jovens que participam ativamente dos trabalhos em diferentes áreas da cidade, mostrando de cara a importância da rede ali. Eles representavam algumas das seis comunidades contempladas pelo projeto, todas com UPPs: Chapéu Mangueira/Babilônia, Batan, Cantagalo, Cidade de Deus, Borel e Providência. Assim como na edição dedicada ao projeto Museu do Encontro (tendo como iniciadores Regina Casé, Hermano Vianna e Gringo Cardia), este Rio de Encontros focou numa só experiência inovadora.

Na plateia, uma das mais cheias e variadas de todas as edições do Rio de Encontros, misturavam-se jornalistas, produtores culturais, arquitetos, acadêmicos e membros da polícia – como o Capitão Nogueira, responsável pela UPP do Cantagalo, o Major Eliezer, que comandou a UPP do Batan. Não à toa, a conversa entre os iniciadores e o público rendeu ótimos momentos, como veremos nos próximos posts.

Anúncios

Uma resposta em “Juventude nas UPPs: rede e agência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s