Diálogo e orações conjuntas

Alexandre Brasil começou a frequentar a igreja como moeda de troca para a mãe deixá-lo sair à noite. A conversão de verdade veio do nada aos 15 anos, no chuveiro, num batismo involuntário. Apesar de ter estudado em colégio católico, tornou-se presbiteriano e passou a atuar como evangelizador. Filho de mãe evangélica e pai batista, não pensava que a fé também estaria relacionada com sua vida acadêmica. Mas ganhou uma bolsa de iniciação científica para recolher matéria-prima para a tese de um professor sobre religião, por pura coincidência. Formou-se em Ciência Sociais na UFRJ e fez mestrado na mesma universidade, com dissertação sobre evangélicos e a mídia. O doutorado foi na Universidade de São Paulo, com tese sobre Pluralismo Religioso e Democracia no Brasil.

Ainda assim, contou que sempre teve que camuflar um pouco seu lado religioso nas conversas acadêmicas. No Rio de Encontros, entretanto, foi justamente sua história espiritual (e a militância resultante dela) que mereceu atenção. No começo da década de 1990, ele foi um dos pesquisadores do primeiro censo evangélico. Depois, em diversos movimentos e instituições, destacou-se como um líder capaz de promover diálogos entre membros de diferentes religiões. Em um deles, a Rede Fale de Defesa de Direitos, onde a oração conjunta por causas comuns une jovens de diferentes filiações e credos.

De 2005 a 2008, foi o representante evangélico do Conselho Nacional de Juventude. “As reuniões eram com os membros do movimento negro, dos homossexuais… Curiosamente, muitos deles já tinham tido experiências religiosas significativas. Não dá para colocar as pessoas em caixinhas. Senti a presença de Deus muito mais com aquelas pessoas do que com o pastor de uma igreja com quem tive que conviver na viagem”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s