Rene Silva, 16 anos, editor de jornal

Rene conta sua experiência de comunicação de 5 anos (Foto: Alex Forman)

Rene Silva chegou atrasado por conta de um dos problemas que ajudam a afastar ainda mais os extremos da cidade: o trânsito. Quando entrou no auditório, a reação dos outros iniciadores foi de intimidade: todos o chamaram de “nosso colega” e Molica chegou a afirmar: “Daqui a alguns anos estaremos pedindo emprego para ele”. Rene tem 16 anos e é morador do Morro do Adeus, no Complexo do Alemão. Aos 11 anos, ele começou a fazer um jornalzinho sobre sua rua. De lá para cá, a experiência amadureceu: A Voz da Comunidade trata de toda a favela, tem tiragem de 2 mil exemplares, vários anunciantes no comércio local e patrocínio de uma operadora de celular, que vai permitir que a edição de novembro seja colorida e com acréscimo de 3 mil exemplares.

Rene, que quer ser jornalista profissional e alimenta blog e twitter, concilia a edição do jornal com a escola – está no primeiro ano do ensino médio – e a realização de eventos, como o do Dia das Mães e da Páscoa. A lista de colaboradores e patrocinadores fez a plateia ficar boquiaberta: ele já foi disputado por duas operadoras de celular e teve patrocínio do irmão de Eike Batista para uma festa popular (graças ao contato via Twitter). “Tudo é organizado por mim e por amigos mais novos, de 11, 12 anos…”, explicou.

Dois representantes de projetos com viés comunitário também deram sua contribuição da plateia. A rede social Correspondentes da Paz, que capacita jovens lideranças em comunidades com UPPs e é aberta para a colaboração de qualquer cadastrado. A outra é o jornal A Notícia por quem vive, da Cidade de Deus, criado a partir de um curso de extensão da UFRJ feito na comunidade, e que dá continuidade aos esforços de comunicação do Portal Comunitário da Cidade de Deus, no ar há dois anos.

Uma resposta em “Rene Silva, 16 anos, editor de jornal

  1. OI RENE, ADORO VC ,TENS A MESMA FORÇA Q EU,TENHOO 31 ANOS TIVE UMA INFANCIA POBRE MAS TIREI MUITOO PROVEITO DISSO O ASSUNTO ´SEGUINTE MEU SONHOO ERA SER UMA POLÍCIAL , SEI Q PASSEI NA PROVA , MAS NA REDAÇAO NÃO FOI POSSÍVL… FOI DÍFICIL PRA MIM,ESTUDEI EM CASA NÃO TIVE DINHEIRO PRA FAZER UM BOM PREPARATÓRIO ,POR FAVOR FALA PRO LUCIANO HUCK TEM MUITA GENTE QOI CHAMADO ,MAIS NÃO QUEREM IR,SE FOSSE EU IRIA NA MESMA HORA, IRIA HONRAR AO MEU DEUS , MINHA FARDA ,MINHA FAMÍLIA E A TODOS Q ME AJUDARAM ,ESTOU FAZENDO ESTE APELO PRQ DEUS FALOU Q EU IRIA CONSEGUIR,MAIS NÃO VOU DESISTIR PORQ ELE É FIEL E NAO FALHA ,BJSSS SEJA O Q DEUS QUIZER AMÉM . MEU ORKUT ROSE BENEVIDES,NOVA IGUAÇU ,SEI Q LEVO JEITO PRA SER UMA POLÍCIAL…

    VALEU BJSSSSSSSSSSSSSSS MUITA SORTE PRA NÓS…

Deixe um comentário

