A imagem da polícia

Gustavo: criando uma nova forma de comunicação na polícia (Foto: Alex Forman)

Até pouco tempo, as Polícias Militares, instituições com milhares de funcionários, não tinham uma assessoria de comunicação profissional. A do Rio de Janeiro reverteu esse cenário e no começo de 2010 criou a área coordenada pelo jornalista Gustavo de Almeida. Experiente, com passagens em veículos como Jornal do Brasil e Isto É, Gustavo contou como saiu da posição de “atacante” para a de “zagueiro” ou, como colocou a mediadora Anabela Paiva, de pedra a vidraça.

Para ele, a criação da área de comunicação na PM é bem-vinda no momento em que a segurança pública passa por mudanças significativas. “As unidades de polícia pacificadora (UPPs), mais do que pacificar as favelas, estão pacificando a polícia. Antes, você ia entrevistar um comandante de batalhão e ele media o sucesso do trabalho pela quantidade de bandidos que matou ou de cocaína apreendida. Mudou esse parâmetro. Temos que mostrar as ruas cheias à noite, os cidadãos de comunidade com direito a ir e vir”, explicou. Não é uma mudança fácil. Envolve a necessidade de lidar não só com o tribunal formal – onde há a lei, as justificativas – mas também com o da opinião pública – mais subjetivo, humano.

É preciso lidar, também, com a assessoria militar, que muitas vezes se antecipa e dá respostas insatisfatórias, na visão do jornalista, para a imprensa. Foi assim no caso Wesley, o menino morto por bala perdido em um Ciep de Costa Barros. “Eles divulgaram que a bala não poderia ter saído de uma arma de policial. Depois se comprovou que não saiu mesmo, mas não importava. O Mário Sergio [comandante-geral da PM] foi ao RJTV e falou: ‘Nós podemos não ter culpa, mas temos responsabilidade’”. Depois, longe da imprensa, pediu desculpas à família.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s