Rio de Janeiro pós-UPP

Como será o Rio de Janeiro após a ampliação e a consolidação das UPPs?  O que está mudando nas comunidades onde foram instaladas as Polícias Pacificadoras?  Como assegurar que o programa não se resuma a ocupação de territórios por uma nova força armada – a policial –  mas represente uma oportunidade de redefinir o pacto democrático nestes espaços?

Estes serão as questões discutidas no segundo evento da série Rio de encontros – novas perguntas e percepções sobre a cidade do Rio de Janeiro,   promovido pelo Instituto e o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), dia 14 de junho, segunda-feira, às 9h, na Casa do Saber Rio, na Lagoa.

O tema deste debate  será “Polícia, controle social e cidadania na metrópole conflagrada”. A conversa reunirá os convidados Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Bope, escritor e roteirista, atualmente comentarista do RJ TV; Ricardo Henriques, economista, secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro e responsável pela implantação de programas sociais, culturais e ambientais nas UPPs; o Capitão Leonardo Nogueira, Comandante da Unidade da Polícia Pacificadora  do Cantagalo e Pavão/Pavãozinho; o economista Sérgio Guimarães, especialista em segurança pública e os líderes comunitários do Morro da Babilónia, Percília Pereira e Carlos Palo. A mediação será da pesquisadora Silvia Ramos,  subsecretária de Integração dos Programas Sociais do Estado.

Anúncios

Uma resposta em “Rio de Janeiro pós-UPP

  1. Já está mais que na hora de, junto com as ocupações policiais, implementar a participação efetiva das Federações de Associações de Moradores, dos Movimentos Populares, do Balcão de Direitos, do Tribunal de Justiça junto à Justiça Cidadã, ao Ministério Público, à Defensoria Pública, Secretaria de Direitos Humanos e demais órgãos da sociedade civil. Com a prioridade das prioridades em sua pauta: atender às crianças, aos jovens, aos idosos, aos deficientes físicos, os usuários de drogas e os egressos do sistema penitenciário dessas comunidades já ocupadas pelas UPPS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s